O mês de fevereiro começou com mudanças na equipe do projeto Arquivos Sonoros de Teatro
São Paulo 05/02/2025, atualizado em 10/02/2025
Jornalismo Científico do AST
O mês de fevereiro começou com mudanças na equipe do projeto Arquivos Sonoros de Teatro
São Paulo 05/02/2025, atualizado em 10/02/2025
Jornalismo Científico do AST
Foto 1: Rafaella Uhiara - Coordenação
Foto 2: Mig Antar -
Digitalização
O projeto "Arquivos Sonoros de Teatro" (AST) anuncia a chegada de dois novos membros à sua equipe: o músico Miguel Antar, o Mig como é conhecido, e a cientista social Ana Sara Cunha Lara, que contribuirão com suas habilidades complementares para o avanço do projeto. Mig Antar assume a responsabilidade pela digitalização do acervo, substituindo Paulo Assis, que deixa o projeto para iniciar seu doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ana Sara, por sua vez, trabalhará como arquivista, trazendo sua expertise para a organização e preservação do material.
Acervo de Tunica Teixeira: Um Processo Cuidadoso de Digitalização e Tratamento Arquivístico
A digitalização do acervo de Tunica Teixeira exige um protocolo técnico rigoroso e cuidadoso. O projeto recebeu uma ampla variedade de mídias, como CDs, Mini Discs (MD), rolos, fitas K7, DAT e vinil, e cada tipo de suporte demanda um tratamento específico, devido às suas características próprias que tornam uma abordagem padronizada inviável. O processo de digitalização inicia com uma análise detalhada de cada item, a fim de definir os melhores procedimentos de higienização, conservação e catalogação.
Nesta nova fase, Mig Antar assume a responsabilidade pela digitalização do acervo. Doutor em Música pela Universidade de São Paulo (ECA-USP), Mig dedicou suas pesquisas à relação entre cena e música nos processos de criação artística, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Com relação ao setor arquivístico do projeto, o tratamento do acervo de Tunica Teixeira exige experiência e dedicação cuidadosa. Composto por materiais sonoros, textuais e audiovisuais, o acervo passa por um processo de identificação, descrição e contextualização de cada item, associando-os às peças de teatro nas quais a sonoplasta esteve envolvida. O objetivo é garantir o acesso à informação, assegurando a preservação do material e promovendo sua disseminação.
O papel do arquivista é fundamental para a preservação e organização do acervo, garantindo sua acessibilidade e o reconhecimento de seu valor histórico e cultural. Com 12 anos de experiência, Ana Sara é especialista em arquivologia. Trabalhou com acervos importantes, como o de Haroldo de Campos, na Casa das Rosas, e o de Wanda Svevo. Também teve longa permanência no Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP), onde esteve envolvida em projetos como os Acervos do DEOPS e da Censura Teatral. Sua experiência será essencial para a organização e preservação do acervo de Tunica Teixeira.
O Espaço AST: Um Novo Ambiente para Pesquisa e Interação
O nosso espaço está sendo reorganizado para melhor atender os pesquisadores e visitantes. A sala 1, por exemplo, é dedicada à Coordenação, sob responsabilidade de Rafaella Uhiara (Foto 1). A sala 2 abriga a equipe de Digitalização, liderada por Mig Antar (Foto 2). As salas 3 e 4 são destinadas ao Tratamento Técnico e ao trabalho da Arquivista Ana Sara (Foto 3). Por fim, a sala 5 é voltada para a Comunicação, com Claudia Lambach à frente (Foto 4).
Foto 3: Ana Sara C. Lara - Arquivologia
Foto 4: Claudia Lambach - Comunicação