Fotos:
Cecília Bastos / Jornal da USP
A dimensão sonora no teatro como campo de pesquisa
O projeto Arquivos Sonoros de Teatro (AST), dirigido pela pesquisadora Rafaella Uhiara, tem como objetivo estabelecer, pela primeira vez no Brasil, uma linha de pesquisa dedicada ao estudo da dimensão sonora dos espetáculos teatrais em sua totalidade. A proposta se concentra no estudo sonoplástico do teatro, abrangendo desde a investigação de vocabulário e conceitos até o uso criativo de documentos sonoros por artistas, ultrapassando os limites da academia e dialogando diretamente com a produção cultural contemporânea e futura.
Sediado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), o projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
A iniciativa surgiu a partir da constatação da ausência de metodologias adequadas para o tratamento de arquivos sonoros no campo das artes cênicas — uma necessidade evidenciada quando o Centro de Documentação Teatral do Laboratório de Informação e Memória da ECA-USP recebeu o espólio de Tunica Teixeira, sonoplasta com quase meio século de atuação ao lado de importantes nomes do teatro paulista.
Historicamente, os elementos sonoros nas artes cênicas receberam menos atenção do que os visuais. Para suprir essa lacuna, o projeto reúne uma equipe multidisciplinar e internacional, composta por pesquisadores experientes e pioneiros na área. A pesquisa se estrutura em quatro eixos principais:
Eixo 1 - Vocabulário e conceitos do som no teatro
Elaboração de um referencial teórico que sistematize o conhecimento sobre a dimensão sonora nos espetáculos.
Eixo 2 - Estudo dos processos de criação sonora
Investigação dos tipos de arquivos gerados durante a produção teatral, dos agentes envolvidos e das formas de interpretação desses registros.
Eixo 3 - Constituição de acervos multimídia
Desenvolvimento de estratégias para organizar e articular documentos sonoros, visuais e textuais em acervos digitais integrados.
Eixo 4 - Arquivos sonoros em cena e nos processos criativos
Análise do uso de arquivos sonoros na prática artística, promovendo o diálogo entre pesquisadores, técnicos e artistas.
Com duração de cinco anos, o projeto prevê a divulgação de seus resultados por meio de dois colóquios internacionais, dois livros bilíngues e um número temático na Revista Brasileira de Estudos da Presença (Qualis A1), promovendo a disseminação do conhecimento e o fortalecimento de uma nova área de pesquisa no país.
Além disso, o projeto conta com uma importante parceria internacional com o laboratório responsável por uma pesquisa pioneira sobre a dimensão sonora no teatro: a Unidade Mista de Pesquisa THALIM (Teoria e História das Artes e Literaturas da Modernidade), vinculada a três renomadas instituições francesas — o CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique), a ENS (École Normale Supérieure) e a Université Sorbonne Nouvelle.