Rafaella Uhiara
Coordenadora do projeto Arquivos Sonoros de Teatro
Bolsista Jovem Pesquisador FAPESP
Coordenadora do projeto Arquivos Sonoros de Teatro
Bolsista Jovem Pesquisador FAPESP
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
Pesquisadora responsável pelo projeto Arquivos Sonoros de Teatro, realizado no Centro de Documentação Teatral da Universidade de São Paulo em parceria com o laboratório francês THALIM (CNRS/ENS/Université Sorbonne Nouvelle) e auxílio Jovem Pesquisador (FAPESP). É pesquisadora colaboradora, docente e orientadora externa do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo. Bacharel em Teatro com habilitação em Direção Teatral (USP, 2007), mestre e doutora em Estudos Teatrais (Universidade Sorbonne Nouvelle, 2018 e 2011). Foi bolsista de Doutorado Pleno no Exterior (CAPES). Integra atualmente o Centro de Documentação Teatral (LIM-CAC/USP) e o laboratório THALIM (CNRS, ENS, Sorbonne Nouvelle). É responsável pela coordenação de dois verbetes do glossário internacional do som do teatro, dirigido por Marie-Madeleine Mervant-Roux.Tem publicações na Bélgica, França e Reino Unido e em revistas brasileiras qualis A1 (Urdimento, Sala Preta). Foi assistente editorial da revista Sala Preta (qualis A1) e integra atualmente a equipe da Revista Brasileira de Estudos da Presença (qualis A1), como tradutora de francês e editora responsável pela popularização científica.Lecionou no Departamento de Artes do Espetáculo da Universidade Rennes 2 (2014-2015), foi monitora na Universidade Sorbonne Nouvelle (2011-2012) e trabalhou no setor de pesquisa da Biblioteca nacional da França (2012). No campo da prática artística, transita entre diversas linguagens artísticas além do teatro: circo (Cia do Relativo, Cia Fundo Mundo), literatura (Editora Biruta) e Realidade Virtual e Realidade Aumentada (VRXP).
Título e resumo do projeto associado/vinculado:
Arquivos sonoros de teatro: implementação de uma base para a pesquisa da dimensão sonora em artes cênicas.
Este projeto visa a implementação de uma linha de pesquisa inexistente no Brasil: o estudo da dimensão sonora dos espetáculos como um todo. A necessidade de uma metodologia para o tratamento de arquivos sonoros de teatro tornou-se evidente quando o Centro de Documentação Teatral do Laboratório de Informação e Memória da ECA-USP adquiriu o espólio de Tunica Teixeira, sonoplasta que trabalhou durante 48 anos com os principais nomes do teatro paulista. Considerando que o conjunto sonoro das artes cênicas, diferentemente da visualidade, nunca gozou do mesmo prestígio nem do mesmo interesse por parte dos pesquisadores, um importante trabalho de base se faz necessário. Dada a extensão do trabalho, nossa equipe multidisciplinar e multinacional, com pesquisadores experientes e pioneiros na área, se organiza em torno de 4 eixos de trabalho: um primeiro dedicado ao vocabulário e aos conceitos do som do teatro; um segundo, ao estudo do processo de criação sonora, para que se compreenda quais arquivos são gerados, por quais agentes e como interpretá-los; um terceiro, ao estudo da constituição de acervos multimídia, que interrelacionam documentos em diferentes suportes, e, por fim, um quarto e último eixo é voltado para o uso de arquivos sonoros em cena e em processos criativos, estudo que visa aproximar os arquivos e as comunidades técnica e artística. Os resultados serão divulgados ao longo dos 5 anos de projeto sob a forma de 2 colóquios internacionais, 2 livros bilíngues e um número temático na Revista Brasileira de Estudos da Presença (qualis A1).
ast@usp.br