Ligia Souza de Oliveira
Pesquisadora associada
Pós-doutoranda
Pesquisadora associada
Pós-doutoranda
Universidade Estadual de Campinas / Fapesp
É escritora, pesquisadora, professora e editora. Realiza pós-doutorado em Artes da Cena na UNICAMP - Universidade do Estado de Campinas. É doutora em Artes Cênicas pela USP – Universidade de São Paulo, Mestre em Literatura pela Universidade Federal do Paraná, bacharel em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná. Fez estágio doutoral em Littérature Française na Université Paris VIII – Saint Denis Vincennes. Faz parte dos coletivos la lettre criação e CiA dXs TeRrOrIsTaS. É autora de Penélope, Anjos de Cara Suja, Aqui - amanhã é outra imagem, O nome das coisas, Outros Sons, Para Ler aos Trinta, Vó da Menina e outros textos, todos publicados ou encenados. Em 2017 acompanhou por dois meses o trabalho do dramaturgo francês Valère Novarina, durante a montagem do espetáculo L’homme hors de lui em Paris. Foi coordenadora do Núcleo de Dramaturgia do SESI Paraná e professora substituta de dramaturgia na Universidade Federal do Paraná e na Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Idealizadora e editora da la lettre criação que publica dramaturgia brasileira contemporânea. O selo foi criado em setembro de 2020 e já publicou mais de 15 obras, entre coletâneas, coleções e obras individuais. A la lettre também produz espetáculos e ações de formação e compartilhamento. www.lalettre.art.br
Título e resumo do projeto associado/vinculado:
O livro em performance: algumas reflexões sobre a publicação de dramaturgia
Tomada sempre como um lugar limite entre a literatura e o teatro, a dramaturgia tende a incorporar a complexidade que a relação texto e cena tem evocado nos últimos séculos. Porém, a publicação de textos teatrais ainda se encontra vinculada às produções cênicas e possuem poucas pesquisas que reflitam sobre suas proposições estéticas de forma destacada. Há, no Brasil, uma escassez de bibliografia e de iniciativas que deem conta dessa produção. Este projeto de pós-doutorado pretende refletir sobre duas proposições: fazer uma pesquisa teórica acerca do livro de dramaturgia e suas contradições no que tange à interdisciplinaridade; e analisar alguns casos de publicações de textos teatrais brasileiros que exploram a criação na página, a fim de dialogar com a teatralidade que a cena solicita. Num primeiro momento, serão levantados dois pontos para discutir teoricamente o livro de dramaturgia: (1) as questões propostas por Paul Zumthor e Henri Meschonnic sobre a oralidade na palavra escrita e na palavra falada, refletindo sobre a performatividade do livro na contemporaneidade; (2) em seguida, a pesquisa irá tratar das acoplagens possíveis entre o registro e a produção estética dos impressos de dramaturgia a partir da tese de Pierre Banos-Ruf acerca das publicações da Éditions Théâtrale no contexto francês e das ponderações dos Livros de Artista nos estudos de Amir Cadôr. Num segundo momento, o projeto pretende fazer um levantamento das publicações de dramaturgia no Brasil analisando como as proposições nacionais dialogam com a reflexão teórica construída. A hipótese dessa pesquisa é que essas publicações desenvolvem potentes inventividades performativas no papel, trazendo maior diálogo entre instâncias literárias e teatrais, reforçando a possibilidade de coexistência e de retroalimentação entre as duas linguagens. Pesquisa financiada pela FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo.
ligiaso@unicamp.br