José Batista (Zebba) Dal Farra Martins
Pesquisador associado
Pesquisador associado
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
Músico, encenador, ator e cantor, professor e pesquisador livre-docente sênior do Departamento de Artes Cênicas (ECA-USP) e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC). Atua nos campos do teatro e da música, dedicando-se especialmente ao estudo da voz, sonoridades e vocalidades poéticas, atrelado à canção brasileira. Com a cantora e atriz Maria Simões, criou a Ausgang de Teatro, com o fito de abrir para o público o espaço privado de sua casa no bairro da Pompeia. Lançam, em 2016, o Almanach Muda, narrativa gráfico-poética do percurso da Ausgang, incluindo processos artístico-pedagógicos e montagens em Havana e Buenos Aires. No TUSP, em 2017, dirige e atua na Roda das vozes em Estado de Sítio, montagem síntese de uma pesquisa iniciada em 2011, em Barcelona, com supervisão de Jorge Larrosa, sobre as articulações entre linguagem, experiência, memória e atuação. Em 2020, no âmbito de sua livre docência, publicou os livros Palavra Muda. Sobre poéticas para vozes em Estado de Sítio e O ser aprendiz. Um itinerário com Myrian Muniz, pela Editora Giostri.
Título e resumo do projeto associado/vinculado:
Poéticas do Impreciso
O projeto propõe um estudo em torno do impreciso, em terreno musical, matemático, acústico, neurológico, perceptivo e narrativo. Simultaneamente, engendra-se um processo de criação acusmática: o âmbito do projeto é teatral, filiando-se ao estudo da voz, som, sonoridade e vocalidade cênicas. Por meio de escuta, análise bibliográfica e entrevistas, investigam-se focos de imprecisão, pontos de fuga de magnetização de processos criativos, como os focos infecciosos das epidemias provocam contaminação. Trata-se de singularidades de estranhamento, em que a ordem musical temperada e tonal é abalada, pela presença desestabilizada da fala como no sprechgesang, pela revelação íntima dos harmônicos, pela indeterminação do canto, como na blue note, pela presença do acaso, como na música estocástica.
1. O prazer da voz. Link:https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23878
2. Mudez. Link: http://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2023/03/zebba-dal-farra-mudez.html
3. Lua vermelha em Lisboa. Link: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/167340/162743
dalfarra@usp.br