Fernando de Oliveira Magre
Pesquisador associado
Pesquisador associado
Faculdade de Música do Espírito Santo / Universidade Federal do Espírito Santo
Musicólogo, Professor Titular de Musicologia Histórica na Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES). Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Mestre em Musicologia pela Universidade de São Paulo (USP), ambos com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Especialista em Regência Coral e Graduado em Licenciatura em Música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pesquisador colaborador no Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM/FCSH-Universidade Nova de Lisboa), na Coordenação de Documentação de Música Contemporânea (CDMC/CIDDIC/UNICAMP) e no Centro de Estudos em Música e Mídia (MusiMid), no qual atua como editor-adjunto na Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia. Vencedor do II prêmio Otto Mayer-Serra Award for Music Research da Universidade da Califórnia-Riverside, edição de 2022. Em 2023 foi pesquisador visitante no Dipartimento di Musicologia e Beni Culturali, da Università Degli Studi di Pavia, Cremona (Itália). Atualmente realiza estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo, com pesquisa sobre a obra composicional de Damiano Cozzella, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Título e resumo do projeto associado/vinculado:
O universo musical de Damiano Cozzella: em busca de sua linguagem composicional
Este projeto de pesquisa tem como objetivo a elaboração de um livro de caráter biográfico sobre a trajetória profissional do compositor, professor e maestro Levy Damiano Cozzella. Muito conhecido por seus arranjos para a música coral, Cozzella é praticamente desconhecido como compositor, embora tenha participado de dois dos mais importantes movimentos para o estabelecimento da composição de vanguarda no Brasil: o Grupo Música Viva, no início da década de 1950, e o Grupo Música Nova, no início da década de 1960. Além disso, atuou como arranjador em discos da música popular brasileira, como compositor de jingles, trilhas sonoras para teatro e cinema, além de ter atuado como professor universitário e em cursos livres. Meu interesse primordial é compreender os trânsitos de Cozzella entre alta e baixa cultura e como isso resultou em sua obra musical multifacetada e de difícil definição, na qual os conceitos de “música popular” e “música erudita” não são operacionais. No âmbito do projeto Arquivos Sonoros de Teatro, abordo a produção de trilha sonora de Cozzella para o teatro paulista, buscando recuperar seus vestígios a partir da reunião de fontes dispersas em diferentes arquivos no estado de São Paulo. No presente momento, a pesquisa vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES através de uma bolsa de Pós-Doutorado júnior financiada pela FAPES e pelo CNPq, e também à Coordenação de Documentação de Música Contemporânea da Unicamp (CDMC/CIDDIC/UNICAMP), na qual atuo como pesquisador colaborador.
MAGRE, Fernando de Oliveira. Discursos sobre a música-teatro na historiografia da música brasileira: duas obras musicológicas em perspectiva e seus desdobramentos. Diagonal: An Ibero-American Music Review, v. 8, p. 81-102, 2023; Meio de divulgação: Digital; Série: 2; ISSN/ISBN: 24704199. Disponível em: https://escholarship.org/uc/item/9dr562wj
MAGRE, Fernando; GARCIA, Denise. A Música-Teatro Brasileira como Projeto de Modernização: Algumas Reflexões a partir de Obras de Jocy de Oliveira e Gilberto Mendes. Música Hodie, v. 21, p. 1-21, 2021; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 23176776. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/67359
MAGRE, Fernando. Arte concreta em São Paulo e a música popcreta do Grupo Música Nova. OPUS (BELO HORIZONTE. ONLINE), v. 27, p. 1-19, 2021; Meio de divulgação: Digital. Série: 3; ISSN/ISBN: 15177017. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/opus2021c2723
MAGRE, Fernando; TAFFARELLO, Tadeu. Coleção Damiano Cozzella da CDMC/Unicamp: uma análise preliminar. Cuadernos de Análisis y Debate sobre Músicas Latinoamericanas Contemporáneas, v. 4, p. 86-106, 2021. Disponível em: https://erevistas.uca.edu.ar/index.php/mlc/article/view/4844
MAGRE, Fernando. Música para ver, teatro para ouvir: aspectos idiomáticos da música-teatro de Gilberto Mendes. DRAMATURGIAS. REVISTA DO LABORATÓRIO DE DRAMATURGIA (LADI-UNB), v. 11, p. 68-87, 2019. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/article/view/27398.
fmagre@unicamp.br