Eric Lewis
Pesquisador associado
Pesquisador associado
Cyprus University of Technology
Trabalha com improvisação de músicas eletrônicas. Já se apresentou com Pauline Oliveros, Joe McPhee, Jean Derome, Lori Freedman, Matana Roberts, Malcolm Goldstein, Roger Dean, Joe Girudullo, Lydia Lunch, entre muitos outros. É membro do The Murray Street Band, Ton Reves, The Instant Synthesis Ensemble, I am One Fire, The Free Jazz Messengers, Kellyanne and the Trumpets, e Medea Electronique. Lidera regularmente oficinas de improvisação. Ajuda a executar e a organizar a residência anual de artes improvisadas Koumaria sob os auspícios de Medea Electronique, em colaboração com o Centro Cultural Onassis. Já se apresentou em festivais internacionais como The Sunni per Il Popolo, FIMAV, The Guelph Jazz Festival, Sound Symposium, Electric Nights, Sights and Sounds, IF (Improvisation Festival), Big Ears, Indeterminacy Festival, entre outros. Faz parte de diversos conselhos artísticos como: AIM (Artes nas Margens), J-Disc Centro de Estudos de Jazz na Universidade de Columbia, Conselho Consultivo (Sonocities) Universidade de Oxford, Vice-Presidente do Conselho SALA (Montreal), ex-membro do CKUT, Le Salon 1861, Medea Electronique e Centro de Impacto de Montreal. Organizou uma série de workshops sobre arquivos virtuais e obras de arte, “Virtual Workspaces”, patrocinadas pela Fundação Onassis e Teatrgaleria Studio, em Atenas, Grécia. Foi palestrante com o título "Rules for Grant-Writing Success", Schulich School of Music Grant Writing Workshop, McGill University. Criou e gerenciou o Turtle Island Reads, evento anual transmitido nacionalmente pela CBC sobre Literatura Indígena. Como diretor do Laboratório de Cultura Urbana (LUC) criou, desenvolveu e gerenciou uma série de programas voltados para jovens, incluindo: The Youth Music Network, um programa de escrita criativa em idade escolar primária, um programa de fotografia comunitária, um Novo Projeto de Teatro Canadense e uma galeria de arte comunitária. Supervisionou um projeto em andamento com Head and Hands para treinar jovens em risco na improvisação coletiva com o objetivo de melhorar os comportamentos intersociais. Esta é uma parceria com a Cidade de Montreal, SALA e Cabeça e Head and Hands. Criou e supervisionou um programa com a Escola MacKay Centre para trabalhar com jovens deficientes usando instrumentos musicais de uso adaptativo que seu projeto projetou. Criou uma parceria contínua com o Centro Cultural Onassis (Atenas, Grécia) para realizar uma grande série internacional de conferências/performances sobre improvisação. Coordena o Improvisational Studies Reading Group, Universidade McGill. É membro do Eixo de Pesquisa de Gênero, Corpo e Improvisação, Improvisação e Estética Social e Direito, Justiça e Improvisação, ICASP. Foi juri de uma série de revistas, tais como, Phronesis, Aperion, Intermedialites, Critical Studies in Improvisation, Music Perception, Canadian Journal of Law and Society, Chemistry in Britian, Ancient Philosophy, Foundations of Chemistry, British Journal for the Philosophy of Science, Phoenix, Leonardo.
LEWIS, E. “Black Time in the Age of COVID: Improvising Afrologically in both Telematic Performance and Public Health Policy”, Critical Studies in Improvisation, vol. 14, n.1, Março 2021.
GROND, F.; SHIKAKO-THOMAS, K.; LEWIS, E. “Adaptive Musical Instruments (AMIs), past, present, and future research directions”, Canadian Journal of Disabilities Studies, vol. 9, issue 1, 2020.
LEWIS, E. ; CARRAS, C. “Reinscribing the Noise: New media-walk technologies and the politics of community engagement” in: Sonic Engagement, Routledge, 2022.
LEWIS, E. “AUMI and the Ethics of Technology—A Personal Encounter”, chapter in Improvising Across Abilities: Pauline Oliveros and the Adaptive Use Musical Instrument (AUMI), Sherrie Tucker (ed.), under contract with Univ. of Michigan Press.
LEWIS, E. “An Historical Account of the AUMI Desktop Application”, chapter in Improvising Across Abilities: Pauline Oliveros and the Adaptive Use Musical Instrument (AUMI), (last author, with John Sullivan, Ivan Franco, Ian Hattwick and Thomas Ciufo), Sherrie Tucker (ed.), under contract with Univ. of Michigan Press.
LEWIS, E. ; CARRAS, C. “Performance Arts in COVID-Time” in Pandemic Society, Daniel Weinstock (ed), McGill/Queens Press, 2021.
eric.lewis@mcgill.ca