Eric Lewis
Pesquisador associado
Pesquisador associado
McGill University
Eric Lewis é professor de Filosofia na Universidade McGill, cuja pesquisa se concentra na arte improvisadora. Ele é o diretor do IPLAI, o Instituto McGill para a Vida Pública de Arte e Ideias, e membro do comitê executivo do IICSI (Instituto Internacional de Estudos Críticos em Improvisação). Ele é um improvisador ativo em metais e eletrônicos, curador de arte e ativista. - O professor. Lewis escreveu amplamente sobre política, estética e ontologia da arte improvisada. Ele ajuda a liderar o consórcio AUMI, dedicado à criação de superfícies de controle musical para indivíduos com deficiências físicas profundas, para permitir que eles improvisem além das fronteiras de habilidade.
Eric desempenha um papel ativo na residência Koumaria de Medea, e planeja e coordena uma conferência internacional semestral, realizada no OCC em Atenas, em colaboração com a Medea. Ele traz sua experiência na coordenação, desenvolvimento e implementação de eventos complexos para Medea, e auxilia no desenvolvimento de parcerias internacionais para a Medea. Ele também é um membro do ISE, um conjunto eletro-acústico composto por membros da Medeia. Concentrando-se em técnicas estendidas de metais, Eric se apresentou internacionalmente com Joe McPhee, Pauline Oliveros e Matana Roberts. Ele é um palestrante frequente em conferências e eventos em todo o mundo, e lidera vários projetos voltados para a comunidade com foco nos potenciais da improvisação para melhorar a saúde das comunidades.
LEWIS, E. “Black Time in the Age of COVID: Improvising Afrologically in both Telematic Performance and Public Health Policy”, Critical Studies in Improvisation, vol. 14, n.1, Março 2021.
GROND, F.; SHIKAKO-THOMAS, K.; LEWIS, E. “Adaptive Musical Instruments (AMIs), past, present, and future research directions”, Canadian Journal of Disabilities Studies, vol. 9, issue 1, 2020.
LEWIS, E. ; CARRAS, C. “Reinscribing the Noise: New media-walk technologies and the politics of community engagement” in: Sonic Engagement, Routledge, 2022.
LEWIS, E. “AUMI and the Ethics of Technology—A Personal Encounter”, chapter in Improvising Across Abilities: Pauline Oliveros and the Adaptive Use Musical Instrument (AUMI), Sherrie Tucker (ed.), under contract with Univ. of Michigan Press.
LEWIS, E. “An Historical Account of the AUMI Desktop Application”, chapter in Improvising Across Abilities: Pauline Oliveros and the Adaptive Use Musical Instrument (AUMI), (last author, with John Sullivan, Ivan Franco, Ian Hattwick and Thomas Ciufo), Sherrie Tucker (ed.), under contract with Univ. of Michigan Press.
LEWIS, E. ; CARRAS, C. “Performance Arts in COVID-Time” in Pandemic Society, Daniel Weinstock (ed), McGill/Queens Press, 2021.
eric.lewis@mcgill.ca