Angeliki Poulou
Pesquisadora associada
Pesquisadora associada
National and Kapodistrian University of Athens
Professora Assistente no Departamento de Artes Digitais e Cinema da University of Athens, especializada no tema 'História e Teoria da Arte Contemporânea e Novas Mídias'. Seu trabalho teórico e curatorial é voltado para a arte contemporânea, com ênfase na teoria da arte/tecnologia e novos formatos performativos. É membro do coletivo artístico Medea Electronique (www.medeaelectronique.com) desde 2011, onde participa como curadora e dramaturga. Em 2021/2022, atuou como chefe do Departamento de Dramaturgia do Municipal Theatre of Piraeus e, de 2017 a 2019, foi coordenadora acadêmica do Programa Europeu Drama Antigo: Abordagens Interdisciplinares e Transculturais da Michael Cacoyannis Foundation. É membro da European Network of Research and Documentation of Performances of Ancient Greek Drama (Arc-Net). Possui um doutorado conjunto (cotutelle) entre a Escola de Artes e Mídias da Université Sorbonne Nouvelle - Paris II com o Departamento de Estudos Teatrais da University of Athens. Ela também possui mestrado em Artes Cênicas pela Université Sorbonne Nouvelle – Paris III e bacharelado pelo Departamento de Comunicação e Mídia de Massa da University of Athens.
Título e resumo do projeto associado/vinculado:
Improvising the Archive
Workshop do Medea Electronique Art Collective (Eric Lewis, Manolis Manousakis e Angeliki Poulou)
Este workshop tem como objetivo explorar de forma colaborativa um quadro artístico, teórico e metodológico no que diz respeito à arte sonora e aos arquivos de som (arte). Focaremos na tradução de conteúdos arquivísticos anteriores (do arquivo CDT) em novas obras de arte. Desejamos colaborar com os participantes para trocar boas práticas e produzir um diálogo artístico e teórico. Os participantes serão convidados a criar novas obras de arte, baseadas nos arquivos sonoros do CDT ou em outros arquivos que sugerirem. A experimentação artística segue uma abordagem exploratória para compreender o potencial criativo desses processos/intervenções e busca originalidade e inovação, demonstrando e apoiando a criação de valor para as comunidades acadêmicas, artísticas e outras. Um grupo de participantes será selecionado para participar dos workshops, além de um grupo separado que poderá observar todo o processo.
RODOSTHENOUS, G., POULOU, A. (eds.). Greek Tragedy and the Digital, Bloomsbury, London 2022.
POULOU, A. «Fabricating the future: oracles and narratives in AI art projects.» in Harwood T., (eds.). Artificial Intelligence & Culture, Edward Elgar Publishing Ltd, London 2025 (upcoming).
POULOU, A., MANOUSAKIS, M. «Sound dramaturgies: Repoliticizing performance», Revista Brasileira de Estudos da Presença (September 2024).
LEWIS, E., POULOU, A. From fruit to root, Medea Electronique’s Interactive Archive of New Media Art, Onassis Stegi & McGill University, Ebook, 2021.
anpoulou@dcarts.uoa.gr