ESCUTA COMO MÉTODO
Revista Urdimento traz artigo pioneiro sobre arquivos sonoros
São Paulo 30/04/2025
Jornalismo Científico do AST
ESCUTA COMO MÉTODO
Revista Urdimento traz artigo pioneiro sobre arquivos sonoros
São Paulo 30/04/2025
Jornalismo Científico do AST
A Revista de Estudos de Artes Cênicas Urdimento acaba de publicar a tradução inédita de um artigo fundamental da pesquisadora francesa Marie-Madeleine Mervant-Roux, referência internacional nos estudos sobre sonoridade nas artes cênicas. A tradução foi realizada por Renata Simões Soares, também conhecida como Renata Grazzini, pesquisadora vinculada ao projeto AST (Artigos Sonoros de Teatro), que investiga paisagens sonoras, escuta e registros acústicos no universo teatral.
No artigo, Mervant-Roux analisa as gravações históricas da peça Phèdre, de Racine, interpretada por Sarah Bernhardt — um dos primeiros registros sonoros teatrais — como estudo de caso para discutir os desafios metodológicos da escuta em arquivos cênicos. A autora propõe, inclusive, um protocolo de escuta específico para esse tipo de documento, apontando caminhos para o tratamento técnico e crítico de materiais sonoros no teatro.
A tradução marca a primeira contribuição objetiva para a organização dos estudos em som teatral, um campo ainda pouco explorado e carente de diretrizes teóricas e práticas. Ao disponibilizar esse trabalho em português, a revista Urdimento fortalece o intercâmbio internacional e amplia o acesso a debates fundamentais sobre os sentidos da escuta na cena contemporânea.
Acesse a tradução completa desta edição (v. 1 n. 54 (2025): Brecht e Educação | Corpos que escrevem II) no link: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26344