SOM EM CENA
na Revista Brasileira de Estudos
da Presença
SOM EM CENA
na Revista Brasileira de Estudos
da Presença
São Paulo 29/01/2025
Jornalismo Científico - AST
A edição da Revista Brasileira de Estudos da Presença (v. 14, n. 4, out/dez 2024), teve como temática o Som nas Artes Cênicas. A revista reúne artigos que refletem sobre a crescente importância do som na construção e experiência de espetáculos, abordando a interdisciplinaridade nas pesquisas e análises sonoras.
O editorial intitulado "Como estamos pensando o som nas Artes Cênicas?", foi assinado pela coordenadora do projeto AST, Rafaella Uhiara, e a pesquisadora associada, Ana Wegner (pós-doutoranda), e destaca o lançamento da seção temática "Som em Cena". Os artigos exploram o papel fundamental do som nas artes da cena, abordando desde criações radiofônicas até práticas teatrais tradicionais. A seção se insere em um contexto acadêmico mais amplo, alinhando-se à "virada sonora" (Sonic Turn), que desde os anos 1980 tem valorizado a escuta, a oralidade e as paisagens sonoras em diversas disciplinas, como Antropologia, História e Filosofia.
Além disso, essa edição discute a relação entre o som e outras formas artísticas, como a dança, o teatro e a música, com foco nas interações criativas entre artistas sonoros e outros profissionais do palco. Também enfatiza a importância dos arquivos sonoros, como registros de espetáculos e ensaios, e o crescente movimento de preservação dessas memórias por meio de acervos especializados. É possível observar um otimismo com os avanços na pesquisa do som nas Artes Cênicas, celebrando o diálogo entre teoria e prática e os novos caminhos que essa área tem trilhado, especialmente com a valorização do som como uma dimensão essencial na criação artística contemporânea. O som, muitas vezes negligenciado, tem se tornado um elemento central nas artes cênicas, ampliando as fronteiras da pesquisa e da percepção estética.
Nessa seção você encontra artigos de pesquisadores, tais como: Maria Alice Poppe e Tato Taborda; Roberta Carbone; Denise Cobello; Noémie Fargier; Angeliki Poulou e Manolis Manousakis; Andrés Betancourt Morales; Ana Cristina Moreira Pessôa; Severine Leroy; Jose Batista Dal Farra Martins (Zebba dal Farra); Flávia Cristina Honorato dos Santos e Renata de Lima Silva (Kabilaewatala); Giovanni Cirino; Luiz Paulo Pimentel de Souza; Marie-Madeleine Mervant-Roux.