NOÉMIE FARGIER
Explorando a interseção entre o som e as artes cênicas contemporâneas
São Paulo 31/01/2025
Parte das informações foram retiradas do site Thalin.
Tradução e adaptação - Jornalismo Científico do AST
NOÉMIE FARGIER
Explorando a interseção entre o som e as artes cênicas contemporâneas
São Paulo 31/01/2025
Parte das informações foram retiradas do site Thalin.
Tradução e adaptação - Jornalismo Científico do AST
Tenho o prazer de anunciar a publicação, pela editora Garnier, da obra de Noémie Fargier, "Contours de l’attention sonore. Expériences sonores dans le spectacle vivant contemporain", resultado de sua tese, coorientada com Peter Szendy, filósofo e musicólogo. Noémie Fargier é membro associada do THALIM e participa do projeto dirigido por Rafaella Uhiara no Brasil: “Arquivos Sonoros de Teatro”.
Marie-Madeleine Mervant-Roux
Noémie Fargier é pesquisadora em estudos do som, com uma trajetória acadêmica focada na interseção entre as artes cênicas e a acústica. Doutora em estudos teatrais, Fargier defendeu sua tese em 2018, sob a orientação de Marie-Madeleine Mervant-Roux (Universidade Paris 3) e coorientação de Peter Szendy (Universidade Paris 10). Ela realizou uma investigação sobre a experiência sonora nas artes cênicas contemporâneas. Sua pesquisa examina como o som influencia e molda a experiência do público no teatro e em outras formas de performance ao vivo.
Em 2020, Fargier se tornou pesquisadora pós-doutoral no Institute for Advanced Studies in Humanities da Universidade de Edimburgo, onde aprofundou sua pesquisa sobre gravação de campo (field recording) e ecologia acústica. Essa pesquisa foi posteriormente levada para o Centro de Pesquisas sobre as Artes e a Linguagem (CRAL) da Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais (EHESS), França, entre 2020 e 2021, com foco nas práticas de cartografia sonora.
Fargier investiga como o som está presente tanto nas artes quanto na vida cotidiana. Os temas centrais da sua pesquisa incluem as formas e as fronteiras das artes cênicas contemporâneas, abordando a intermedialidade e as diversas linguagens e técnicas envolvidas.
A pesquisadora também observa o espectador, explorando questões como escuta, atenção, sensibilidade e participação. Além do mais, ela se interessa por questões ambientais, refletindo sobre as relações estéticas e sociais com o meio ambiente, com destaque para a arte ecológica.
Experiências sonoras no teatro contemporâneo
O que faz com que um som tenha um impacto tão profundo em nós, tanto emocional quanto fisicamente, muitas vezes sem nosso controle? Esta publicação explora o uso do som no teatro, tratando-o como um "laboratório" para investigar suas diversas funções e efeitos. A pesquisa se concentra em produções teatrais europeias entre 2004 e 2016, que se destacam pelo papel inovador do som na interação com o público. O objetivo é ampliar nossa compreensão da escuta, não apenas como uma experiência sensorial, mas também como uma resposta complexa que pode envolver desejo, submissão e liberdade.
O trabalho de Noémie Fargier não só ilumina as dimensões menos exploradas do som nas artes, mas também propõe novas formas de entender e experienciar as artes cênicas, em um contexto contemporâneo onde a imersão e a participação do público são cada vez mais importantes.