Renata Simões Soares (Renata Grazzini)
Pesquisadora vinculada
Pesquisadora vinculada
Universidade de São Paulo (USP) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Doutoranda com bolsa FAPESP e Mestra em Teatro pela ECA - USP (2021), possui graduação em Artes Cênicas pela mesma instituição (2008), com habilitação em Interpretação Teatral. É membro do Centro de Documentação Teatral da USP (CDT-USP). Faz parte do Projeto Arquivos Sonoros de Teatro, coordenado pela Profa Dra Rafaella Uhiara, financiado pelo Programa Jovem Pesquisador (FAPESP). É bolsista do Programa Especial PAE para Mães Pesquisadoras 2024, junto ao departamento de Cinema da ECA. Foi bolsista PAE em 2018, no departamento de teatro da ECA - USP. Foi bolsista Facilitadora de Aprendizagem da UNIVESP, orientando alunos do curso de Graduação em Pedagogia, entre 2019 e 2021. Em 2019, dirigiu documentário audiovisual sobre a obra de Carlos Roberto Mantovani, objeto de pesquisa de sua dissertação. É responsável pelo acervo online da obra desse encenador, publicado em 2021. Foi docente de Canto do Senac - Santana/SP em 2019. É mãe solo desde 2012.
Título e resumo do projeto associado/vinculado:
Organismo Sonoro-Teatral: o espetáculo do som na obra de Tunica Teixeira
Esta pesquisa debruça-se sobre o acervo de Tunica Teixeira, prestigiada sonoplasta falecida em 2019, para, através de uma análise de seus procedimentos criativos, estudando a criação sonora teatral como um todo. Investigamos a gênese do som no teatro, seus mecanismos, e os impactos de sua existência dentro do evento cênico, a fim de abastecer as crescentes e necessárias pesquisas no campo da sonologia teatral e, assim, ajudar a construir bases para o estabelecimento de uma metodologia de estudo sonoro em espetáculos. Tendo registrado seus quase 50 anos de trabalho, em diversos tipos de suporte, Tunica Teixeira nos deixa fontes potencialmente representativas da criação sonora em São Paulo, desde a virada do século XX até as primeiras décadas do século XXI.
A metodologia empregada é a análise genética - primeiramente nos termos da Crítica de Processo, engendrada pela pesquisadora brasileira Cecília Almeida Salles (prioritariamente em Gesto Inacabado, 2007), e aprofundando através da Crítica Genética especificamente teatral, capitaneada pela francesa Marie-Madeleine Mervant-Roux (em Genèses Théâtrales, 2010). Sem nos furtar ao estudo dos aspectos pontuais do som (como a voz do ator ou a acústica das salas), entendemos a camada sonora cênica como um organismo completo, dinâmico e indivisível, para que as reflexões nos aproximem de uma compreensão global do som teatral e seus usos na contemporaneidade.
renatagrazzini@usp.br