Isis Arrais (Zi Arrais)
Pesquisadora vinculada
Situação: Bolsa em Análise
Pesquisadora vinculada
Situação: Bolsa em Análise
ECA - USP
Artista-pesquisadora-pedagoga do ritmo e da musicalidade na formação do ator. Graduada, mestra e doutoranda no PPGAC/ECA/USP. Integra os grupos de pesquisa Arquivos Sonoros de Teatro (AST), LAPETT e Hop Musical, além de fazer parte como atriz da Cia São Jorge de Variedades e a Cia Noz de Teatro, Dança e Animação.
Título e resumo do projeto associado/vinculado:
Ritmo e Musicalidade dos Pés à Cabeça: por uma Cartografia de Tradições em Movimento
O projeto visa investigar processos de aprendizagem rítmica e musical para o ator com base em arquivos e vivências junto a culturas de tradição. Após constatar, em meu mestrado, que o referencial teórico sobre o tema privilegia cânones ocidentais, o estudo proposto neste doutorado parte da hipótese de que existem elementos-chave nas práticas cênico-musicais de culturas de tradição que podem germinar novas perspectivas para o desenvolvimento transdisciplinar do ator. Elegemos duas tradições em que o canto e a percussão dos pés são estruturantes: o Coco de Tebei, praticado em Tacaratu (PE) e as cafurnas do povo Fulni-ô, originais de Águas Belas (PE). A metodologia adotada parte da análise de registros audiovisuais pré-existentes e confronta-os com o que se pode obter de entrevistas, vivências e registros realizados processualmente em campo, a fim de compreender o que escapa ao arquivo, pela essência prática do ensino em artes cênicas. Com base no levantamento e estudo de acervos digitais de cultura de tradição disponíveis online e mirando constituir uma cartografia gratuita de referência para processos criativos e pedagógicos das artes da cena, refletiremos sobre as contribuições e estratégias de materiais audiovisuais para o aprendizado rítmico e musical do ator. Por fim, discutiremos sobre como nutrir o teatro dos saberes analisados sem trair suas dimensões éticas, estéticas e políticas. Para aprofundar tal reflexão, propomos um estágio de pesquisa no Musée du quai Branly, em Paris, especializado em acervos de culturas de tradição, e cujo papel no novo contexto global envolve pautas como dominação e apropriação cultural.
O ritmo e a musicalidade na poética do ator - Revista Pitágoras 500 (2024). Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8676775
Contextualização Sociopolítica dos Cocos: passado, presente e futuro (2024). Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistamusica/article/view/230602
ziarraisteatro@gmail.com