Ana Wegner
Pesquisadora associada
Pós-doutoranda
Pesquisadora associada
Pós-doutoranda
Unviversité d'Artois / Universidade de São Paulo
Doutora em Artes Cênicas (2017) pela Université Paris 8 e pela USP (co-tutela), foi bolsita de Doutorado Pleno no Exterior (CAPES). Suas pesquisas abordam processos de criação vocal no teatro - em perspectivas históricas, pedagógicas, técnicas e estéticas - bem como a relação entre artes cênicas e tecnologias digitais. Seu projeto de Novação (2020-2024), aprovado pela CAPES, estabeleceu vinculos de pesquisa e ensino entre univeridades brasileiras e francesas e resultou em publicações como "Scènes du Brésil", dossiê da Revista franco-belga Alternatives Théâtrales (n.143, julho de 2021). Integra a equipe da Revista Brasileira de Estudos da Presença (qualis A1), como editora responsável pela popularização científica. Lecionou nos departamentos de Artes do Espetáculo da Université de Poitiers (2020 - 2022) e Université d’Artois (2022-2024). Graduada em Licenciatura em Teatro pela Faculdade de Artes do Paraná (2003), tem experiência no ensino da linguagem teatral para crianças e adolescentes no Brasil e na França. Atriz, foi integrante e membro fundador da Companhia Silenciosa (Curitiba) e atualmente faz parte da Étoile et Co (Paris).
Título e resumo do projeto associado/vinculado:
Transições Tecnológicas na Sonoplastia Teatral: Perspectivas Históricas e Transculturais (1970-2010)
O presente projeto de pesquisa visa traçar uma história das técnicas sonoras do teatro entre 1970 e 2010 focalizando-se nos meandros da transição do analógico ao digital na sonoplastia a partir do estudo comparado dos acervos inéditos dos sonoplastas Tunica Teixeira (1949-2019) e Daniel Deshays (1950-). Teixeira et Deshays começaram a exercer a profissão nos anos 1970 e ao longo de quase meio século criaram trilhas sonoras de espetáculos que marcaram a história de seus respectivos países, o Brasil e a França. Eles atravessaram o ponto de viragem - e coabitação - do analógico ao digital nas técnicas sonoras do teatro. O estudo norteia-se pela seguinte questão: de que maneira estas transformações técnicas da sonoplastia repercutiram na encenação como um todo? Nossa hipótese é que estas evoluções de procedimentos e tecnologias da sonoplastia tiveram um impacto decisivo sobre a trama dos elementos sonoros da cena incidindo na encenação para além do som. A historicidade técnica das trilhas sonoras estudadas serão, portanto, contextualizadas em suas encenações correspondentes e comparadas de modo a evidenciar as circulações das técnicas da sonoplastia entre diferentes territórios.
WEGNER, A.. Pedagogias da escuta: relações entre audição, voz, corpo e imaginário no trabalho do ator. Revista Moringa, João Pessoa, v.08, n°01, 2017, pp. 93-104.
WEGNER, A., LARMET, C. BORJA, M.-V. (orgs.). Pratiques de la voix sur scène. Revista Incertains Regards. Aix-en-Provence, hors-série n°2, PUP – Presses Universitaires de Provence, 2018.
WEGNER, A., TRIAU, C., FERRER M.C., PINÇON G. (orgs.). Scènes du Brésil. Revista Alternatives théâtrales. Bruxelas, n°143, julho de 2021.
WEGNER, A., LARMET, C.. Augmented vocal Chorus: Sounds of Digital Chorus in Euripides’ Bacchae. George Rodosthenous e Angeliki Poulo (orgs.), Greek Tragedy And The Digital. New York, Londres, Bloomsbury Methuen Drama, 2022, pp. 113-129.
WEGNER, A.. Pêcheur de sons : entretien avec Felix Blume. Alternatives théâtrales, dossiê Scènes sonores. Bruxelas, n°146, abril de 2022, p.66-73.
ana_wegner@yahoo.fr